Depressão

Depressão ou transtorno depressivo maior é uma doença comum e séria que afeta negativamente como você se sente, como pensa e como age. Felizmente, também é tratável. A depressão provoca sentimentos de tristeza e/ou perda de interesse em atividades que em momentos anteriores traziam prazer. Pode levar a uma variedade de problemas emocionais e físicos e pode diminuir a capacidade de uma pessoa manter suas atividades normais no trabalho e em casa. Os sintomas de depressão podem variar de leves a graves e podem incluir: Tristeza ou com um humor deprimido; Perda de interesse ou prazer em atividades antes apreciadas; Alterações no apetite – perda de peso ou ganho não relacionado à dieta; Problemas para dormir (insônia) ou dormir demais; Perda de energia ou aumento da fadiga; Baixa autoestima e presença de sentimentos de culpa; Dificuldade para pensar, concentrar ou tomar decisões; Pensamentos de morte ou suicídio. Os sintomas devem durar pelo menos duas semanas para um diagnóstico de depressão. Além disso, condições médicas (por exemplo, problemas de tireóide, um tumor cerebral ou deficiência de vitamina) podem imitar sintomas de depressão, por isso é importante descartar causas médicas gerais. Como a depressão é tratada? A depressão está entre os mais tratáveis dos transtornos mentais. Entre 80% e 90% das pessoas com depressão acabam reagindo bem ao tratamento. Quase todos os pacientes ganham algum alívio de seus sintomas.

Antes de um diagnóstico ou tratamento, um psicólogo ou médico psiquiatra deve realizar uma avaliação diagnóstica completa, incluindo uma entrevista e, possivelmente, um exame físico. Em alguns casos, um exame de sangue pode ser feito para garantir que a depressão não seja causada por uma condição médica como um problema de tireóide. A avaliação é para identificar sintomas específicos, histórico médico e familiar, fatores culturais e fatores ambientais para chegar a um diagnóstico e planejar um curso de ação.

Whatsapp - (11) 98345-9854

E-mail: [email protected]

Entre em Contato

Envie uma Mensagem