Por que a autoconfiança é mais importante do que você pensa - Psicólogo Ivanildo de Andrade - Consultório de Psicologia em São Paulo

Home


Por que a autoconfiança é mais importante do que você pensa

Por que a autoconfiança é mais importante do que você pensa

A autoconfiança está ligada a quase todos os elementos envolvidos em uma vida feliz e gratificante. Destaco cinco principais recompensas. Compreender esses benefícios é um primeiro passo importante para viver sua vida melhor com mais confiança.

Menos medo e ansiedade

Quanto mais confiante você se tornar, mais você será capaz de acalmar a voz dentro de você que diz: “Eu não posso fazer isso”. Você será capaz de se libertar de seus pensamentos e agir de acordo com seus valores.

Se você sofreu de baixa autoconfiança, provavelmente está familiarizado com a ruminação ou com a tendência de ponderar sobre preocupações e erros percebidos. A ruminação excessiva está ligada tanto à ansiedade quanto à depressão e pode nos fazer desistir do mundo. Mas, preenchendo seu tanque com confiança, você será capaz de quebrar o ciclo de pensar demais e acalmar seu crítico interior.

Maior motivação

Construir confiança significa dar pequenos passos que deixam uma sensação duradoura de realização. Se você já aprendeu um idioma, domina uma habilidade, alcança uma meta de condicionamento físico ou supera obstáculos para chegar onde quer estar, já está no caminho certo.

Você pode estar pensando: “Bem, claro, eu estava orgulhoso do meu ‘A’ no cálculo de honra no ensino médio , mas o que isso tem a ver com qualquer coisa agora?” Se você pensar em uma realização chave em sua vida, você provavelmente encontrará muita perseverança. Se você pudesse triunfar através da adversidade, então você pode fazê-lo em outras áreas da sua vida onde você se sente inseguro.

Conforme sua confiança cresce, você se verá mais motivado a aumentar suas habilidades. Pensamentos “e se” ainda surgirão: “E se eu falhar?” “E se eu me envergonhar?” Mas com autoconfiança, esses pensamentos não serão mais paralisantes. Em vez disso, você será capaz de sorrir e agir de qualquer maneira, sentindo-se energizado pelo seu progresso na busca de metas que significam algo para você.

Mais resiliência

Confiança dá-lhe as habilidades e métodos de enfrentamento para lidar com contratempos e falhas. Autoconfiança não significa que você às vezes não irá falhar. Mas você saberá que pode lidar com desafios e não ser paralisado por eles. Mesmo quando as coisas não saírem de perto do que você planejou, você será capaz de evitar se machucar.

À medida que você se esforça para experimentar coisas novas, começará a compreender verdadeiramente como as falhas e os erros levam ao crescimento. Uma aceitação de que o fracasso faz parte da vida começará a criar raízes. Paradoxalmente, por estar mais disposto a falhar, você terá mais sucesso – porque você não está esperando que tudo esteja 100% perfeito antes de agir.

Relacionamentos Aprimorados

Pode parecer contra-intuitivo, mas quando você tem mais autoconfiança, você está menos focado em si mesmo. Todos nós fomos culpados de entrar em uma sala e pensar: “Eles estão todos olhando para mim. Todos eles acham que eu pareço imbecil e que cada palavra que eu digo é incrivelmente estúpida!”A verdade é que as pessoas estão envolvidas em seus próprios pensamentos e preocupações. Quando você sair da sua cabeça, você será capaz de se envolver genuinamente com os outros.

Você desfrutará mais das suas interações porque não ficará tão preocupado com o tipo de impressão que está causando, e não estará se comparando com os outros. Seu estado relaxado também deixará os outros à vontade, ajudando você a criar conexões mais sólidas.

A autoconfiança também pode gerar uma empatia mais profunda. Quando você está totalmente presente no momento, é mais provável que você perceba que o seu encontro parece estar um pouco para baixo, ou que um amigo no canto da festa parece precisar de um ombro para chorar. Quando você não está preocupado com a sua própria dúvida, você pode ser a pessoa que ajuda os outros com seus problemas.

Sentido mais forte do seu eu autêntico

Finalmente, a confiança te enraíza em quem você realmente é. Você será capaz de aceitar suas fraquezas, sabendo que elas não mudam sua autoestima. Você também poderá comemorar seus pontos fortes e usá-los mais plenamente.

Suas ações estarão alinhadas com seus princípios, dando a você um maior senso de propósito. Você saberá quem você é e o que você representa. Você terá as habilidades para aparecer, se levantar e falar. Em outras palavras, você poderá deixar seu melhor eu brilhar.

 

Fonte: Psychology Today