Esgotamento emocional: 14 sinais de que você está psicologicamente exausto - Psicólogo Ivanildo de Andrade - Consultório de Psicologia em São Paulo

Home


Esgotamento emocional: 14 sinais de que você está psicologicamente exausto

Esgotamento emocional: 14 sinais de que você está psicologicamente exausto

Todos sentimos o stress associado às exigências do nosso dia-a-dia, do trabalho e da própria sociedade. E todos precisamos sentir algum stress para nos sentirmos motivados para as tarefas diárias e para que o tédio não tome conta da nossa vida mas, quando o stress se torna demasiado intenso e prolongado, podemos estar à beira de um esgotamento emocional.

Este estado de ansiedade e exaustão começa de forma discreta, sendo frequentemente desvalorizado.

Dizemos a nós mesmos, que é apenas cansaço e que mal tenhamos um dia de folga e relaxe tudo irá voltar à normalidade e permitimos, assim, que o problema se agrave e se prolongue.

 

ESGOTAMENTO EMOCIONAL: O QUE É?

A exaustão ou esgotamento emocional pode ser simultaneamente física e psíquica. É um estado de grande cansaço, acompanhado por uma sensação de vazio e pela dificuldade em lidar com as emoções.

O esgotamento emocional acontece quando sentimos que esgotaram os nossos recursos emocionais e psicológicos. Muitas vezes, surge após um período conturbado ou associado a um problema atual que não está a ser resolvido com sucesso.

Pode também ser uma resposta ao stress provocado pela sobrecarga de trabalho, quando sentimos que estão a exigir demasiado de nós e não estamos a conseguir dar resposta, ou pela existência de conflitos pessoais no trabalho.

A exaustão emocional pode comprometer a saúde física e mental e interferir com a qualidade de vida. Não apresenta melhorias significativas apenas com o repouso.

14 SINAIS DE QUE ESTÁ PSICOLOGICAMENTE EXAUSTO

O diagnóstico de esgotamento psicológico nem sempre é fácil, já que muitas vezes o doente apresenta um quadro de fadiga em conjunto com outros sintomas pouco claros, que podem ser atribuídos a muitos outros transtornos.

Contudo, parece consensual que quando estamos psicologicamente desgastados apresentamos alguns dos seguintes sinais:

  • Sono não reparador: apesar de conseguir dormir a noite completa, acorda cansado;
  • Cansaço que vai piorando ao longo do dia;
  • Fadiga mental;
  • Ansiedade e angústia;
  • Vontade recorrente de chorar; ter vontade de chorar sem motivo aparente;
  • Preocupações sempre presentes;
  • Diminuição do rendimento no trabalho;
  • Perda de interesse e desmotivação;
  • Evitar situações sociais: prefere ficar em casa;
  • Lapsos de memória e pequenos esquecimentos que não aconteciam anteriormente;
  • Dificuldades de concentração: pode sentir necessidade de reler várias vezes o mesmo texto;
  • Alterações gástricas e intestinais também podem estar presentes;
  • Dores de cabeça, pescoço e costas;
  • Presença mais frequente de pensamentos negativos.

O esgotamento emocional deve ser levado a sério pois, apesar de não ser uma perturbação mental, se não for tratado com seriedade pode evoluir para uma depressão.

PROCURE AJUDA!

Aprender a reconhecer os sinais que indicam a presença de um esgotamento emocional, pode ajudar a identificar de forma mais precoce a presença de transtornos psicológicos e estabelecer um tratamento rapidamente, evitando o surgimento de uma depressão.

O esgotamento emocional quando ignorado, leva a uma acumulação do cansaço e a um agravamento das consequências para a saúde.

A melhor prevenção passa por ter uma boa rotina de sono, obter um descanso reparador, uma alimentação adequada, um bom equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal e ter momentos de relaxamento, convívio e diversão.

Quando sentir que os problemas, as preocupações e a ansiedade estão a ser maiores do que aquilo que consegue gerir e se apresenta alguns dos sinais que descrevemos anteriormente, procure ajuda profissional!

Fonte: Vida Ativa