Depressão - Psicólogo Ivanildo de Andrade - Consultório de Psicologia em São Paulo

Depressão

A sensação persistente de tristeza ou perda de interesse que caracteriza a depressão pode levar a uma variedade de sintomas físicos e comportamentais. Estes podem incluir alterações no sono, apetite, nível de energia, concentração, comportamento diário ou autoestima. A depressão também pode ser associada a pensamentos suicidas e também é uma doença muito comum no Brasil com cerca de 2 milhões de casos por ano.

Causas, sintomas e diagnóstico

As causas possíveis incluem uma combinação de origens biológicas, psicológicas e sociais de angústia. Cada vez mais, as pesquisas sugerem que esses fatores podem causar mudanças na função cerebral, incluindo alteração na atividade de determinados circuitos neuronais no cérebro.

Podem ocorrer distúrbios:

• No humor:ansiedade, apatia, culpa, descontentamento geral, desesperança, mudanças de humor, perda de interesse, perda de interesse ou prazer nas atividades, solidão, tristeza, tédio ou sofrimento emocional.
  • No comportamento:agitação, automutilação, choro excessivo, inquietação, irritabilidade ou isolamento social.
  • No sono:despertar precoce, excesso de sonolência, insônia ou sono agitado.
  • Na cognição:falta de concentração, lentidão durante atividades ou pensamentos suicidas.
  • No corpo:fadiga ou fome excessiva.
  • Sintomas psicológicos:depressão ou repetição insistente de pensamentos.
  • No peso:ganho de peso ou perda de peso.
  • Também é comum:abuso de substâncias psicoativas (álcool e outras drogas) ou falta de apetite, no caso inapetência.

Em caso de emergência

11 98345-9854

Seu plano de tratamento é projetado para um progresso constante, com cada fase prontamente implementada.

Procedimentos

Terapia familiar

Aconselhamento psicológico que ajuda as famílias a resolverem conflitos e terem uma comunicação mais eficaz.

Terapia comportamental

Terapia que tem como foco a modificação de comportamentos prejudiciais associados a um distúrbio psicológico.

Psicoterapia

Tratamento de distúrbios mentais ou comportamentais por meio de psicoterapia.

Psicoeducação

Aprendizado sobre saúde mental que também serve para apoiar, valorizar e dar autonomia aos pacientes.