Como se manter firme às suas resoluções de Ano Novo - Psicólogo Ivanildo de Andrade - Consultório de Psicologia em São Paulo

Home


Como se manter firme às suas resoluções de Ano Novo

Como se manter firme às suas resoluções de Ano Novo

Coisas como alimentação saudável, exercícios regulares e deixar de fumar podem ter um impacto realmente positivo em nossa saúde mental e física e são centrais para as resoluções de Ano Novo de muitas pessoas.

Todos os anos, milhões de pessoas fazem resoluções, mas quase 80% de nós não conseguem alcançá-las. A maioria luta por metas irrealistas e, em última análise, se prepara para um fracasso.

Veja algumas dicas para se manter firme em seus objetivos:

Seja realista

Objetivos inatingíveis são muitas vezes inimigos das resoluções alcançáveis. Mude uma coisa pequena de cada vez.

Planejamento ajuda

Não espere até o último minuto – planeje o quanto antes.

Desenvolver uma rede de suporte

Amigos, familiares e colegas podem ajudá-lo – converse com eles sobre o que você está planejando fazer e diga como eles podem ajudar.

Meça seus sucessos

Fique motivado medindo o quanto você chegou a cada semana. Isso ajudará você a perceber como pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença.

Se recompense

Comemore quando você tiver sucesso com um tratamento, que não necessariamente tem que ser o que você está tentando evitar. Você pode recompensar o primeiro mês da sua dieta bem sucedida com uma noite no cinema, por exemplo – ou mesmo um curto feriado!

Trate o fracasso como um pequeno contratempo

Se você escorregar e quebrar sua dieta, esquecer de se exercitar ou fumar um cigarro secreto, não se desespere! Aprenda com o revés: que situações fizeram você escorregar? Você pode evitá-los da próxima vez? Não fique obcecado com pequenos contratempos – isso não ajudará você a atingir seu objetivo. Comece fresco no dia seguinte. Não desista!

Faça sua vara de resolução

Depois de algumas semanas, as mudanças que você fez se tornarão um hábito e parte de sua rotina, por isso não desanime se ainda estiver achando difícil depois da primeira semana. Atenha-se a isso e só ficará mais fácil!

Fonte: Fundação de Saúde Mental do Reino Unido (tradução livre)