Ansiedade - Psicólogo Ivanildo de Andrade - Consultório de Psicologia em São Paulo

Ansiedade

A Ansiedade é algo que ocorre normalmente no ser humano. Quando esses estão em situações, como entrevista de emprego, esperando algo importante é normal que a pessoa fique ansiosa. Sendo assim, a ansiedade vai se manifestar e agir como um alerta que nos prepara para um novo desafio que está para acontecer.

Mas quando a ansiedade se torna parte da rotina da pessoa e a sensação não se torna mais apenas uma emoção e se transforma em pensamentos negativos constantes é necessário um tratamento. Em casos assim, pessoas que têm preocupações excessivas, pânico e dificuldades para dormir devem investigar o problema.

Os fatores que podem estar envolvidos para que uma pessoa tenha ansiedade são:

• Ambiente e traumas passados – perda de um ente querido ou acidentes.
  • Histórico familiar de transtornos de ansiedade.
  • Problemas na infância.
  • Doenças físicas.
  • Doenças hormonais.
  • Abuso de álcool, drogas ou medicações, como os benzodiazepínicos.

Sintomas e diagnóstico

Psicológicos:

Perfeccionismo ou preocupação excessiva: pessoas que estão pressionadas pessoal ou profissionalmente e que geralmente querem que tudo esteja feito como foi planejado anteriormente.
Medos irracionais: nesse caso temos as fobias exageradas. Nessa lista temos o medo de animais, que alguém invada a sua casa, de altura ou até mesmo de estar perto de muitas pessoas.
Lembranças ruins: é mais do que normal que lembremos de episódios ruins que aconteceram em nossa vida, mas quando não conseguimos nos livrar do sentimento desagradável que eles nos trazem é um grande sinal de transtorno de ansiedade.

Físicos:

Tensão muscular: pessoas ansiosas normalmente flexionam o punho ou o corpo todo, apertam a mandíbula e contraem os músculos, gerando tensão muscular.
Dores no corpo: dor de cabeça, dor no peito, enjoo e falta de ar são sintomas que geralmente aparecem em quem tem ansiedade.
Falar muito rápido: geralmente quem fala muito rápido e principalmente quando não há motivo para isso é um exemplo claro de ansiedade.

Em caso de emergência

11 98345-9854

Seu plano de tratamento é projetado para um progresso constante, com cada fase prontamente implementada.

Procedimentos

Tratamento

A terapia com um psicólogo é extremamente indicada e em alguns casos essa terapia deve ser somada junto a um tratamento psiquiátrico, ou seja, com o auxílio de um tratamento farmacológico.

Associa-se também a um bom projeto terapêutico para estes casos a mudança do estilo de vida. Levar uma vida saudável, com bastante exercício físico e mais calma, ajuda a diminuir os sintomas indesejáveis da ansiedade patológica com a perspectiva de um excelente prognóstico.